10.28.2008

55ª edição do Grande Prémio de Macau apresentada ontem

Novas corridas no programa

A 55ª edição do Grande Prémio de Macau já tem cartaz oficial. Com um orçamento de 130 milhões de patacas, a prova continua a trazer ao território os mais importantes nomes da Fórmula 3 e do WCCT. Nas motas, todos os olhos vão estar postos em Michael Rutter, que tentará alcançar a 7ª vitoria na Guia, e assim bater o recorde que partilha com o lendário Ron Haslam.

Rui Cid

Tal como aconteceu nos últimos 25 anos, desde que, em 1983, um tal Ayrton Senna bateu toda a concorrência, a Fórmula 3 continua a ser a prova rainha no circuito citadino mais antigo do mundo.
É certo que muita coisa mudou desde 1954 quando, ainda num piso de terra batida, Eddie Carvalho, aos comandos de um Triumph TR2, ganhou um lugar na História, ao tornar-se no primeiro vencedor no traçado da Guia, numa edição destinada apenas aos "aceleras" amadores da região. Com o passar dos anos, o pó da terra batida deu lugar ao cheiro alcatrão queimado, a potência das máquinas tornou-se incomparavelmente superior. Contudo, o traçado mágico mantém-se, desde o inicio, praticamente na mesma. São 6 alucinantes quilómetros que não deixam piloto algum indiferente.
Este ano, o destaque na F3 vai para a presença do britânico James Winslow, campeão asiático em 2006 e, já este ano, vencedor do campeonato australiano na mesma categoria. Numa prova em que dois terços dos participantes se estreiam em Macau e em que os chassis Dallara F308 dominam, quase na totalidade, a grelha de partida, Carlo Van Dam e Olivier Turvey, actuais líderes dos campeonatos japonês e britânico, são também nomes que prometem lutar pelos lugares cimeiros, tal como Jules Bianchi e Mika Maki, respectivamente, 4º e 5º classificados no EuroSeries F3, que ainda decorre. Macau será representado por Michael Ho que tudo fará para não andar na cauda do pelotão.

Couto anima corrida da Guia

Esteve à beira de não participar naquele que é o seu circuito favorito, mas, à ultima hora, André Couto conseguiu reunir os apoios necessários, e assim garantir a 6ª presença consecutiva na Corrida da Guia, desta feita aos comandos de um Honda. É, sem dúvida, um factor extra de animação para as gentes do território, habituadas a vibrar com as manobras do único piloto que levou a bandeira da RAEM ao lugar mais alto do pódio na prova de Fórmula 3. Couto será um outsider na Corrida da Guia, que poderá decidir o vencedor do campeonato do mundo de carros de turismo - WTCC, na sigla inglesa - Com 95 pontos e a duas jornadas do fim do WTCC, o francês Yvan Muller tem praticamente assegurada a vitória no campeonato e basta-lhe vencer uma das quatro corridas para, pelo menos, conquistar o segundo lugar, o mesmo de 2007. Vencedor em todas as 3 edições desde que, em 2005, o WTCC foi criado, o britânico Andy Priaulx, da BMW UK, ficará à espreita de uma oportunidade para voltar a brilhar. Destaque também para a presença de Tiago Monteiro e, mais uma vez, de Alessandro Zanardi que, apesar de todas as limitações físicas resultantes de um grave acidente, continua a perseguir um sonho chamado velocidade.

À terceira será de vez?

Diz o povo, na sua sabedoria, que não há duas sem três. Muito provavelmente, Michael Rutter nunca terá ouvido este adágio popular português, mas, depois de ter tentado, por duas vezes, quebrar o recorde de 6 vitórias na Guia, que partilha com Ron Haslam, Rutter certamente ouvirá alguém invocá-lo, caso tenha sucesso este ano. A resposta será conhecida no terceiro sábado de Novembro, por volta das 16h15, uma hora depois de os melhores pilotos de motos de estrada e resistência do mundo se terem feito à pista. Mas se Rutter concentrará todas as atenções, John McGuinnes - detentor do recorde da volta mais rápida do circuito - não enjeitará a possibilidade de melhorar o 2º lugar conseguido o ano passado, repetindo assim a vitória de 2001.
A edição número 55 do Grande Prémio fica marcada pela introdução de três novas corridas. Assim, a taça Macau GT Windsor Arch, onde Rodolfo Ávila participará e a Windosor Arch Macau Road Sport Challeng foram a forma que a organização encontrou para dar um maior retorno ao investimento de quinze milhões de patacas com que o principal patrocinador do evento contribuiu para o orçamento do Grande Premio de Macau. Além destas provas, decorrerá, também pela primeira vez, a corrida de Fórmula BMW Pacifico, uma oportunidade para pilotos mais jovens se estrearem no mundo das provas internacionais de automobilismo.

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com