10.28.2008

Eleição para Chefe do Executivo’2009 - I

Diga de sua justiça!

Dentro de poucos meses, um Comité de Selecção composto por 300 membros vai eleger o próximo Chefe do Executivo, a pessoa que vai suceder a Edmund Ho à frente dos destinos da Região Administrativa Especial. O processo eleitoral será em tudo semelhante ao vigente há 10 anos e há cinco, quando Edmund Ho foi eleito pela primeira vez e depois reeleito. Nesta área fundamento do desenvolvimento politico da RAEM, a evolução foi zero na primeira década desde a transferência de administração.
O sistema eleitoral para a escolha do Chefe do Executivo é objecto de grande controvérsia nas esferas politicas da RAEM. Se bem que hoje já muito poucas vozes se atrevam a colocar completamente de lado a opção futura pelo sufrágio directo e universal na eleição do CE, a verdade é que o esforço das forças pró-democracia no sentido de uma rápida evolução politica é travado pela percepção ainda muito generalizada de que o eleitorado de Macau ainda não está suficientemente maduro para eleger todos os seus líderes, para além de não estar ainda completamente ganha a batalha contra a corrupção e fraude eleitorais.
É hoje óbvio que não se conseguirá facilmente construir um consenso quanto ao momento mais indicado para a introdução de reformas políticas profundas, nem mesmo existindo já em Hong Kong, a título de exemplo, um mapa para a democracia razoavelmente delineado.
Mas significa isso que os residentes locais não possam ou não devam ter algo a dizer sobre a eleição do Chefe do Executivo? Pensamos que não. Os residentes locais podem não ter o direito de votar, mas têm o direito de expressar livremente a sua opinião sobre quem pensam reunir melhores condições para o exercício do cargo.
A liberdade de expressão é um direito fundamental protegido tanto pela Lei Básica como pelo Pacto dos Direitos Civis e Políticos das Nações Unidas, também em vigor em Macau. E sem ser exercida, a liberdade de expressão perde todo o sentido.
Daí que o jornal PONTO FINAL se associe à revista "Macau Closer" no lançamento de uma sondagem de opinião na internet sobre a personalidade melhor colocada para substituir Edmund Ho. Se acreditamos todos que a opinião pública é um elemento essencial para a boa governação, por que não começar por fazer ouvir a sua voz na mais importante escolha para a constituição de um bom governo?
Convidamos por isso os nossos leitores a visitarem a edição online da revista "Macau Closer" e aí depositarem o seu voto perante um conjunto de oito possíveis candidatos, bem como sugestões de outros nomes ou comentários que queiram fazer sobre o processo de selecção. As oito personalidades constantes desta sondagem são aquelas cujos nomes mais têm vindo a ser referidos por observadores políticos da RAEM, como salienta o professor Bruce Kwong, da Universidade de Macau, no artigo que publicamos nestas páginas.
Em www.macaucloser.com terá acesso à sondagem em três diferentes línguas: inglês, chinês e português. A votação vai prolongar-se pelos próximos meses, procurando-se assim contribuir para o debate público em torno de uma questão vital para o futuro de Macau.

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com