10.09.2008

Pereira Coutinho diz ter recebido muitos pedidos de ajuda

Famílias portuguesas em dificuldades financeiras

Cerca de 100 famílias portuguesas, a maioria naturais de Macau e algumas de Portugal, “vivem em dificuldades” no território, disse à agência Lusa o conselheiro das Comunidades Portuguesas José Pereira Coutinho.
“Nos últimos meses e devido ao aumento do custo de vida em Macau temos vindo a receber muitos pedidos de ajuda por parte de famílias portuguesas e estimamos que cerca de 100 famílias num universo de 300 pessoas vivam hoje em sérias dificuldades”, afirmou Pereira Coutinho.
O conselheiro, que reclama apoios do Estado português, esclareceu que a quase totalidade das famílias carenciadas são compostas por pessoas naturais de Macau, havendo “uma ou outra” oriunda de Portugal.
Pereira Coutinho pretende “pedir um aumento do orçamento” do consulado de Portugal em Macau para apoio a estas famílias, “que vivem uma pobreza encoberta”.
Contactado pela agência Lusa, o cônsul-geral de Portugal em Macau, Pedro Moitinho de Almeida, explicou que a representação consular “não possui” qualquer rubrica no seu orçamento para apoio social, mas afirmou que através da Secretaria de Estado das Comunidades, existem “algumas famílias” de Macau que estão a ser apoiadas.
“Tenho consciência de que há problemas, mas não houve acréscimo de pedidos de ajuda e aqueles que existem são muito pontuais”, explicou Moitinho de Almeida.
Fonte do gabinete do Secretário de Estado das Comunidades, António Braga, referiu que há apenas uma pessoa em Macau a receber ajuda financeira no âmbito do Apoio Social a Idosos Carenciados das Comunidades Portuguesas (ASIC-CP), criado em 2000. Além do ASIC-CP, o Governo português tem também o programa de Apoio Social a Emigrantes Carenciados (ASEC).
Segundo a mesma fonte, desde a criação do ASIC-CP ainda só houve três pedidos de ajuda de portugueses em Macau, dois dos quais não preenchiam os requisitos necessários, sendo que este ano ainda não entrou nenhum.
O conselheiro Pereira Coutinho pretende abordar esta questão durante o plenário do Conselho das Comunidades Portuguesas, que se realiza de 15 a 17 de Outubro, em Lisboa.
Em Macau, há cerca de 120.000 cidadãos com nacionalidade portuguesa, residentes neste território e em Hong Kong, a grande maioria de origem chinesa e que não tem qualquer ligação a Portugal.
Do total de cidadãos portugueses, cerca de 10.000 são naturais de Macau com ascendência portuguesa e chinesa, e cerca de três mil são oriundos de Portugal.

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com