10.29.2008

CEEDS divulga resultados de "análise preliminar" da consulta pública

Conceitos para Macau

Olhar para as regiões vizinhas na hora de crescer, melhorar os transportes públicos, apostar nas industrias criativas e controlar a "qualidade da população emigrante", são os rumos que a maioria da população defende para o desenvolvimento do território.

Depois de meses de reuniões, sessões de esclarecimento e seminários, o período de consulta pública sobre o plano conceptual para o desenvolvimento urbano do território chegou ao fim. É, então, tempo de dar voz às opiniões e sugestões expressadas pela população local.
Após uma "analise preliminar dos dados recolhidos", o Centro de Estudos Estratégicos para o Desenvolvimento Sustentável decidiu ontem fazer um ponto da situação. Em nota à Imprensa, o centro explica que as opiniões recolhidas se dividiram por seis áreas: cultura, economia, população, trânsito, ambiente, e participação pública na administração do território.
Assim, e de acordo com o CEEDS, a maioria da população considera que o desenvolvimento urbano de Macau dever-se-á fazer tendo em conta a coordenação regional, nomeadamente com Hong Kong, Guangzhou e Zhuhai.
Segundo o CEEDS, a maioria dos residentes é da opinião de que o território deve manter a actual estrutura de indústria diversificada mas também tentar criar nos bairros típicos outras indústrias criativas, relacionadas com a história, cultura e tradição locais. Por outro lado, as zonas históricas da Taipa e de Coloane devem ser "restauradas e embelezadas, para realçar as suas características urbanas e industriais únicas".

Trânsito importante

Questões relacionadas com o trânsito assumiram, avança o CEEDS, grande importância nas opiniões da população. Segundo os dados já analisados, os residentes esperam que os serviços de transportes públicos e de táxis sejam melhorados e possam ser um complemento eficaz do futuro sistema de metro ligeiro.
Outro tema que não passou ao lado dos cidadãos prende-se com a "estratégia para a população". De acordo com o CEEDS, a maioria das opiniões analisadas defende que "deve ser estritamente controlada a qualidade da população imigrante, e procurar não só atrair profissionais e técnicos habilitados do exterior como também tomar medidas para trazer de volta a Macau os residentes qualificados que estejam a estudar ou a trabalhar no exterior"
Recorde-se que a consulta pública da “Estrutura do Plano Conceptual para o Desenvolvimento Urbano de Macau” terminou no final de Setembro. No decurso do processo de consulta, o CEEDS recolheu um grande número de opiniões e sugestões através de reuniões públicas de consulta, conferências, seminários e painéis de discussão, bem como através do seu website. Além disso, recebeu 67 propostas por escrito, de associações e de residentes em nome individual, e ainda 110 opiniões e pedidos de esclarecimento por telefone. A estes dados somam-se mais de 2.000 fichas de opinião, que estão actualmente a ser compiladas, para posterior publicação e divulgação.
De igual modo, o CEEDS está a proceder à revisão da “Estrutura do Plano Conceptual para o Desenvolvimento Urbano de Macau” com base nas opiniões dos residentes, bem como nas sugestões de peritos e estudiosos de diferentes regiões. A versão final do Plano Conceptual será apresentada ao Chefe do Executivo, como elemento de referência importante na implementação dos planos de acção governativa.

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com