10.29.2008

Secretário para a Economia anuncia medidas para o sector bancário

Macau sem crise mas com depósitos garantidos

O Governo de Macau vai garantir todos os depósitos bancários, bem como disponibilizar crédito e capital aos bancos locais, caso a crise do sector financeiro tenha repercussões no território. São apenas medidas preventivas, sublinhou Francis Tam. A banca local continua saudável, garantiu o governante.

Isabel Castro

Não há crise à vista em Macau, mas o Governo da RAEM acredita que mais vale prevenir do que remediar. É uma questão de “aumento da confiança” e tem também em consideração medidas tomadas por outros Executivos. O secretário para a Economia e Finanças anunciou ontem que o Governo vai garantir todos os depósitos bancários da RAEM, assim como disponibilizar crédito e capital aos bancos locais.
Ao todo, há 260 mil milhões de patacas nos bancos do território, sendo que 40 mil milhões são no regime de off-shore, montante não incluído nas garantias dadas pelo Governo.
Segundo explicou Francis Tam, caso haja necessidade de uma intervenção governamental, esta será feita recorrendo a reservas em divisas estrangeiras de 120 mil milhões de patacas. As autoridades têm ainda saldos positivos acumulados que, adiantou o secretário para a Economia e Finanças, deverão ser da ordem dos 80 mil milhões de patacas no final deste ano.
“O Governo espera que a população de Macau mantenha a confiança no sistema bancário. Estas medidas são meramente preventivas e não significam que haja qualquer problema com os bancos do território”, vincou Tam.
O secretário revelou as medidas numa conferência de imprensa agendada para o final da tarde de ontem, convocada apenas trinta minutos antes. Há alguma razão concreta para o anúncio de emergência do Executivo? O governante jurou a pés juntos que não há situações que inspirem preocupações, dizendo ainda ser pouco provável que haja necessidade de intervenção do Governo.
O pacote de medidas ontem anunciado entra imediatamente em vigor e mantém-se até ao final de 2010. Nessa altura, será repensada a necessidade de manutenção deste esquema de apoio.

Hong Kong no mesmo sentido

O anúncio de Francis Tam foi feito algumas horas depois de o Governo de Hong Kong ter avançado com uma medida semelhante. Segundo a imprensa da região vizinha, o secretário para as Finanças, John Tsang, anunciou a garantia de todos depósitos no território até 2010, uma medida que visa criar confiança no sector.
O governante revelou também que o Executivo de Donald Tsang avançou com um novo sistema que permite aos bancos locais terem acesso a capitais extraordinários, à imagem do que tem vindo a acontecer, nos últimos dias, em alguns países europeus.
Tsang disse ainda que vai ser criado um banco que permita disponibilizar capitais adicionais a instituições bancárias locais no âmbito das regras de supervisão bancária.
Tal como Francis Tam, também o secretário da antiga colónia britânica afastou cenários de crise na região. “Devo salientar que não existe qualquer problema sério no sector bancário”, disse.
Joseph Yam, o presidente da Autoridade Monetária de Hong Kong, acrescentou que a possibilidade de os bancos locais recorrerem ao fundo de emergência é “muito baixa” uma vez que o sector continua numa situação “sólida”. O mesmo responsável disse que o dinheiro envolvido neste esquema “não é muito”, mas não forneceu valores concretos. “Há medidas extraordinárias que são necessárias em alturas extraordinárias”, referiu Yam, em conferência de imprensa.
O sector bancário de Hong Kong é uma das áreas mais importantes do centro financeiro do vizinho território, com o gigante HSBC a liderar o mercado, composto por 23 instituições.

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com