10.10.2008

Editorial

Clareza

Depois de rebentar o escândalo do leite contaminado com melamina, o governo de Pequim não poupou esforços para restaurar a confiança dos consumidores.
Milhares de inspectores foram despachados para os quatro cantos do país, para verificar as condições de sanidade de centros de produção de leite e fábricas de produtos alimentares.
Embora isto traduza uma política de "Casa roubada, trancas à porta", como diriam os mais cépticos, é melhor tarde do que nunca. Mesmo que tenham sido as circunstâncias que obrigaram o governo chinês a actuar.
Há pouco tempo soube-se algo de que já se suspeitava: as autoridades provinciais tiveram conhecimento de denúncias de contaminação do leite, no princípio deste ano, e abafaram o caso, para não perturbar o bom andamento dos Jogos Olímpicos. A notícia fez rolar cabeças e levou à demissão de uma série de responsáveis políticos.
Agora, vieram a público novos dados sobre a dimensão do escândalo. O total de crianças afectadas é três vezes superior ao inicialmente revelado. Perto de 50 mil tiveram necessidade de tratamento hospitalar e cerca de 10 mil permanecem internadas.
Perante isto, os esforços do governo para tranquilizar a população e os importadores de produtos alimentares fabricados na China terão um escasso resultado. Por mais inspecções que se façam, ficará sempre no ar a sombra da suspeita, a dúvida sobre o que se passa, na realidade.
Ainda por cima, esta não é a primeira situação em que a qualidade dos produtos fabricados na China é posta em causa, pela ganância do lucro e por indivíduos sem escrúpulos, que se aproveitam de um controle pouco eficaz por parte das autoridades.
Neste tipo de casos, a verdade é sempre a melhor política. Mesmo que seja dolorosa e, por vezes, difícil de aceitar, é a única forma de restabelecer a confiança.

Paulo Reis

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com