12.02.2008

Contributo social e cultural e cada vez mais importante

Cônsul apela a maior participação da comunidade

A comunidade portuguesa de Macau tem de participar mais activamente no dia-a-dia do território se quiser afirmar a sua importância na Região Administrativa Especial, afirmou ontem o cônsul de Portugal Pedro Moitinho de Almeida.
A poucos dias de terminar um consulado de quase seis anos em Macau, Moitinho de Almeida, que antes da transição em 1999 tinha também integrado a equipa diplomática portuguesa no Grupo de Ligação Conjunto luso-chinês, voltou a defender uma maior intervenção da comunidade em todos os aspectos da sociedade local.
“Sinto na comunidade portuguesa alguma tendência em fechar-se em si própria, em criar, não digo um gueto, porque está bem integrada na sociedade, mas em não ousar participar activamente nas coisas do dia-a-dia de Macau”, explicou.
Por isso, continuou, é importante a participação plena da comunidade, quer em debates, nas questões de nível cultural ou em questões sociais dando o seu “contributo” e tornando-se “mais visível”.
“É dessa forma que [a comunidade] se vai tornar indispensável e fazer com que a presença portuguesa seja cada vez mais importante”, afirmou o cônsul.
O diplomata não teme o futuro porque “além de optimista” acredita que as “autoridades chinesas, a China e as autoridades de Macau têm todo o empenho em que a comunidade portuguesa permaneça e dê o seu contributo para o ainda maior progresso de Macau”.
Moitinho de Almeida recordou ainda que na altura da transição muitas pessoas temiam pelo futuro da comunidade e hoje, “passados nove anos, felizmente a comunidade portuguesa continua em Macau”.
Quase seis anos depois de ter chegado ao território, Moitinho de Almeida recorda ainda que o pior momento do seu consulado foi o tsunami no sudeste asiático em 2004, quando cinco portugueses residentes no território perderam a vida.
“O impacto destas mortes numa comunidade que é pequena é enorme e obviamente que as pessoas naquela situação pediam apoio do consulado”, recordou.
De Macau, Moitinho de Almeida leva para Otava – onde vai ocupar o cargo de embaixador a partir de 10 de Dezembro – “coisas boas” e guarda boas memórias dos membros da comunidade, de amigos e dos próprios dirigentes de Macau.
O nome do futuro cônsul de Portugal em Macau ainda não é conhecido oficialmente e o ministro Luís Amado disse recentemente numa visita ao território que apenas seria divulgado “quando fosse oportuno”.

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com