12.02.2008

Editorial

Bancos

No curto espaço de poucos meses, dois bancos privados portugueses foram generosamente socorridos pelo erário público, depois de um distraído Banco de Portugal descobrir que estavam ambos à beira da falência. Ainda por cima, esta segunda nacionalização tem lugar poucos dias depois de o rosto de um desses bancos, João Rendeiro, publicar uma espécie de auto-biografia onde explica os segredos do seu sucesso, como banqueiro.
Os dois bancos onde o governo de José Sócrates enterrou agora centenas de milhões de euros têm, entre os seus accionistas, nomes sonantes da política nacional e personalidades de relevo noutros sectores.
Durante anos, enquanto o negócio correu de feição, as operações menos claras destes bancos passaram despercebidas. Quando o mercado deu para o torto, o governo foi buscar dinheiro dos contribuintes para salvar os interesses dos accionistas, em nome da estabilidade do sector bancário.
No resto do país, o cidadão de classe média anda aflito, de olho nas despesas e na prestação da casa, não vá o dinheiro ser curto e ficar sem telhado onde se abrigue, de um dia para o outro. Espera-se o fim do mês com a corda na garganta, estica-se o salário graças aos cartões de crédito e reza-se para que o desemprego não chegue lá a casa, por ser sinónimo de falência total.
Mas nestes casos, não há erário público nem Vítor Constâncio que lhes valha. A diferença está no que se deve ao banco. Uns miseráveis cem ou duzentos mil euros são uma dívida que tem de ser honrada, sob pena de acabar tudo em tribunal e penhoras. Uns largos milhões de euros, já mostram que se está perante um empresário. Daqueles que ajudaram a construir esta economia sólida de que Portugal se orgulha, hoje em dia.

Paulo Reis

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com