12.02.2008

Retidos em Banguecoque por causa dos protestos

João Afonso e selecção da Tailândia ausentes de Coloane

O piloto de Macau foi de férias à Tailândia e de lá não sabe quando regressa. Fala do caos que se regista junto ao aeroporto e lamenta ausência no Grande Prémio de Karting, que ontem se iniciou. Também mais de vinte representantes tailandeses estão impedidos de vir a Coloane.

Vitor Rebelo
rebelo20@macau.ctm.net

“A situação está cada vez pior aqui em Banguecoque, por isso tão cedo não devo regressar a Macau. Estou desanimado.” Primeiras palavras de João Afonso quando interrogado pelo PONTO FINAL, a propósito da sua participação em mais uma edição do Grande Prémio Internacional de Karting, que ontem teve o primeiro dia do programa, destinado unicamente aos treinos livres.
A ausência dos pilotos inscritos nestas sessões não cronometradas, permitiria ainda a presença nas qualificações, agendadas para hoje.
No entanto, não vai ser possível a presença na grelha da categoria de Open Series (125 centímetros cúbicos de cilindrada), de um dos mais credenciados pilotos da RAEM.
João Afonso, campeão do território na época passada e quarto classificado, também em 2007, no Asiático da classe de Fórmula 125, está retido num hotel de Banguecoque, à espera que a situação na capital tailandesa se resolva.
O mesmo acontece com todos os pilotos e membros da comitiva da Tailândia, que se preparava ontem para voar para Macau, tendo em vista as corridas de karting de Coloane.

Expectativa gorada

Relativamente ao representante macaense, deslocou-se à Tailândia para um curto período de férias, antes de participar nas provas, longe naturalmente de imaginar que não chegaria a tempo de se sentar no seu kart.
“Estou de facto muito desanimado com tudo isto. Há uma grande ansiedade para ver se ainda consigo chegar a Macau à noite ou de madrugada (ontem), podendo assim ainda participar na fase de qualificação.”
À hora a que escrevíamos este texto era reduzida (quase impossível) a possibilidade de João Afonso poder voar para a RAEM. Isto porque igualmente os voos domésticos na Tailândia foram todos cancelados. Por isso, a única hipótese é esperar que tudo se resolva. Quando? Não se sabe…
“Sim, é impossível prever quando isto vai acabar. Vejo a situação a piorar de hora para hora. No meu caso particular, para além da minha actividade profissional, a presença nas corridas internacionais não vai ser possível.”

Objectivo pódio

Antes de adiantar mais pormenores do caos que se instalou na zona do aeroporto de Banguecoque, João Afonso lamenta não ter possibilidade de correr em Coloane, onde esperava este ano chegar ao pódio.
“Apesar de não ter feito muitas corridas esta temporada, estava esperançado em dar luta aos meus adversários na categoria de Open (KF2), uma vez que praticamente já os conheço a todos. Pelo menos ambicionava atingir o terceiro lugar na prova de Macau, fazendo esquecer alguns azares que têm acontecido em anos anteriores.”
João Afonso não fez qualquer corrida fora da RAEM durante este ano de 2008 e apenas realizou três jornadas do campeonato interno.
“Mesmo sem competir como eu desejava, em virtude dos meus afazeres profissionais, tinha condições (e um bom kart) para andar lá na frente. Nunca pensei que deixaria de o fazer por causa de uma situação destas, inesperada, que me força a estar ausente.”

Tentativas falhadas

De registar que a Associação Geral do Automóvel Macau/China tem vindo a fazer todos os esforços para que João Afonso e os restantes pilotos tailandeses que se encontram impedidos de voar para o território, possam embarcar e participar no Grande Prémio de Karting.
Foram enviadas cartas à Thai Airways, solicitando prioridade para aqueles elementos, no caso de se encontrarem soluções de voos, através de outros aeroportos.
“Só que tudo se complicou com a decisão do governo da Tailândia em encerrar também, na passada madrugada, o sector dos voos domésticos. Aí praticamente ficou definida a minha ausência das corridas, assim como dos pilotos tailandeses, depois de se pensar em alternativas. Aproveito para agradecer à Associação Geral do Automóvel de Macau o seu esforço para que se pudesse resolver o problema.”

Instalado o caos

Para além do aspecto desportivo da questão, ou seja, a participação ou não do representante da RAEK, João Afonso acaba por se ver envolvido, enquanto turista de visita à Tailândia.
“Eu tenho acompanhado a situação através da televisão e penso que, deste lado, o problema é mais grave do que se imagina. O caos está instalado por todo o lado nos arredores do aeroporto, com os tailandeses que protestam e reclamam a saída do primeiro-ministro, a ocuparem não só as estradas que ligam ao aeroporto, como as próprias instalações.”
João Afonso viajou na Air Macau paga do seu bolso a estadia no hotel e ainda não conseguiu sequer falar com alguém da companhia. “Queria saber informações, mas a linha está sempre ocupada, não se consegue falar com ninguém. Nós estamos no hotel, entre o aeroporto e a cidade, e não podemos sair porque as estradas estão cortadas e é complicado ir e voltar.”

Turistas impacientes

Segundo este macaense, “há gente que começa a ficar impaciente e a não ter dinheiro para as despesas diárias, principalmente para comer. Isto está a começar a ficar insuportável e ninguém sabe dizer como e quando vai acabar. Julgo que a situação não deverá ser resolvida antes de sábado ou domingo e é mais complicada do que parece. A sensação que me dá é que o governo da Tailândia não sabe ainda como enfrentar este grave problema, porque na verdade o caos está instalado. As pessoas e os estrangeiros têm de sair daqui.”
Tal como acontece com João Afonso, várias pessoas de Macau também aguardam a solução do problema.

Ardigo favorito

Quanto ao Grande Prémio de Karting, ficará assim marcado pelas ausências referidas, sabendo-se que os tailandeses têm pilotos de bom nível e viriam a Macau para discutir primeiros lugares em quase todas as classes. Tinham um inscrito na KF1, prova rainha, Tanart Sathienthirakul.
Aqui, o principal favorito é mais uma vez o italiano Marco Ardigo, que ganhou em 2007 e é o actual campeão mundial e europeu.
A seu lado, na discussão to título, a partir de hoje e até domingo, vão estar o checo Libor Toman, o britânico Gary Catt, mais dois transalpinos, Sauro Cesetti e Alessandro Bresan, o francês Armand Convers, o espanhol David Alabart, entre outros.
O Grande Prémio de Karting do território, que se realize já pela quinta vez, engloba diversas categorias, destacando-se KF1, KF3 e Open Series, para além de provas como Cadetes 60, Mini Rok, Fórmula 125 Júnior, Rok Júnior, Rotax Max Júnior, Sénior e Veteranos, e Taça Yamaha Sénior.

Macau em várias frentes

No que diz respeito a pilotos de Macau integrados nas várias classes e para além de João Afonso na Open, outros vão evoluir igualmente na pista de Coloane.
Em foco, os dez repersentantes da RAEM na Rok Sénior, entre os quais Filipe de Sousa, Vong Ka Kun e Ken Ka Ho wu. Andy Chung é o único a participar em Mini Rok.
Lei Kit Meng, conhecido do mundo dos automóveis por ter corrido na F3 do Grande Prémio de Macau, estará na grelha do Rotax Max Sénior, juntamente com Vitorino Monsalvarga Santos Dias, Miguel Erico Dias, Cheong Chi On.
O Canal Macau vai transmitir em directo todas as corridas de amanhã e domingo.

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com