11.19.2008

CCTV cancela transmissão de jogos do campeonato chinês

Futebol fora da TV

A estação oficial chinesa excluiu os jogos do campeonato chinês de futebol da sua programação, de acordo com a BBC. O responsável pelo canal de desporto da CCTV diz que ao jogadores "falta ética profissional", depois de um fim de semana marcado por cenas de violência entre futebolistas.

A cena tem vindo a repetir-se ao longo da época. Em Outubro, adeptos do Guanggu, um clube de futebol da cidade de Wuhan, realizaram um protesto depois de a equipa ter sido afastada do campeonato nacional, devido a "mau comportamento" dos seus jogadores.
No passado fim de semana, escaramuças entre jogadores de duas equipas durante uma partida da Super Liga, fizeram o copo transbordar. A CCTV resolveu banir as transmissões dos jogos do campeonato chinês de futebol da sua programação, justificando a decisão com a "falta de ética profissional" por parte dos futebolistas.
Em entrevista ao Titan Sports, o principal jornal desportivo da China, Jiang Heping, responsável máximo pelo canal de desporto da estação oficial do país, afirmou que a Liga terá que "melhorar para poder voltar a ser transmitida pela CCTV".
"O actual estado do futebol chinês deixa-nos a todos com um sabor amargo na boca. Se continuar assim, corre o risco de se destruir por completo. Todas as semanas temos noticias sobre comportamentos de jogadores que deixam muito a desejar. Eles estão a desiludir os adeptos, e a alguns falta o mínimo de ética profissional", acusou Heping na entrevista aquela publicação.
O responsável pela secção de desporto da CCTV referiu que a decisão de suspender as transmissões dos jogos é uma medida provisória e que isso "não significa que a Estação tenha abandonado definitivamente a Super Liga Chinesa", acrescentando ainda que "as coisas têm que mudar para melhor".

Nas ruas da amargura

Contudo, o futebol na China parece ter um longo caminho a percorrer, onde, mais uma vez, o (mau) comportamento do jogadores dominou as primeiras páginas dos jornais no passado fim de semana, depois do confronto entre equipas de Pequim e Tianjin.
Durante a partida, por mais do que uma vez, desencadearam-se escaramuças entre os futebolistas que acabariam por envolver os dois treinadores. No final do encontro, adeptos da equipa de Pequim tentaram atacar o autocarro que transportava os jogadores adversários.
Já em Outubro, uma equipa de Wuhan tinha sido excluída da Super Liga depois de se ter recusado a disputar os seus encontros em protesto com a suspensão de um dos seus jogadores.
O futebol é bastante popular na China, mas internamente há muito que a modalidade tem vivido nas ruas da amargura. Nos últimos anos, as equipas têm-se deparado com dificuldades em conseguir patrocínios, e relatos de resultados combinados e suspeitas de subornos têm ensombrado um desporto que continua a atrair multidões.
Mesmo a equipa nacional já viveu melhores dias. Depois de ter conseguido, pela primeira vez na historia, ter marcado presença num Mundial de Futebol, em 2002 na Coreia e no Japão, a selecção chinesa não mais conseguiu resultados relevantes. No ranking da FIFA, a China ocupa a 98ª posição.

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com