11.17.2008

Editorial

Metas

A discussão das Linhas de Acção Governativa para a Administração e Justiça promete um debate interessante, dada a complexidade de muitas das questões que estão por resolver, na área tutelada pela secretária Florinda Chan.
Um dos aspectos onde se adivinha mais polémica será, sem dúvida, o problema da lentidão com que funcionam os tribunais, em Macau. As duas receitas mais comuns, para resolver este problema, são já conhecidas.
De um lado, estão os que consideram que é necessário uma profunda revisão de todo o sistema legal vigente em Macau, atribuindo culpas daquele atraso a uma legislação que dizem estar desactualizada e não ter acompanhado o desenvolvimento do território.
Outros, alertam para o facto de a operacionalidade dos tribunais ser afectada, sobretudo, pelo reduzido número de juízes e pela pouca experiência de uma boa parte dos magistrados em exercício de funções.
Se calhar, todos têm razão, no diagnóstico que fazem. E, se assim for, talvez a solução esteja num equilíbrio entre as receitas que uns e outros defendem, como solução única.
Provavelmente, nem a chamada "reforma legislativa" - que está em curso já lá vai algum tempo - nem a simples contratação de mais magistrados resolverão as dificuldades com que se deparam os tribunais locais.
Mas se a opção incluir um pouco destas duas medidas, em simultâneo, talvez se encontre o caminho certo para solucionar um problema que se vai acumulando, ano após ano, à medida que os processos se empilham.
Resta saber se quem decide está disposto a aceitar a inevitabilidade de algumas medidas de curto e médio prazo, que não suscitam grande simpatia em determinados sectores da sociedade, como a contratação de mais magistrados em Portugal. Ou se vamos apenas continuar à espera da chamada "reforma legislativa", por mais uns bons anos, como uma espécie de solução milagrosa para todos os males do sistema judiciário.

Paulo Reis

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com