11.17.2008

Taxa de ocupação hoteleira baixou

Setembro trouxe menos excursões

O número de pessoas que em Setembro visitaram Macau, através de viagens organizadas por operadores turísticos caiu 2,1 por cento, em comparação com o mês homólogo de 2007. Ainda assim, de acordo com os dados divulgados ontem pela Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), as agências de viagens organizaram visitas a mais de 304 mil pessoas à RAEM. Como é habitual, e apesar da queda de 6,4 e 1,7 pontos percentuais verificada, os turistas da China continental e de Hong Kong continuam a ser os que mais viajam para o território. Contudo, há a destacar a subida de 80 pontos percentuais do número de visitantes oriundos do Sudeste asiático.
Em termos gerais, não obstante a diminuição de turistas ocorrida em Setembro, 2008 continua a ser um ano positivo para o turismo em Macau. Nos primeiros nove meses do ano, as agências de viagens trouxeram até ao território perto de 3,5 milhões de visitantes, um crescimento de 17,6 pontos percentuais por comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados referentes a Setembro mostram também os residentes do território estão a viajar com mais frequência, e optam por fazê-lo integrados em excursões. Nesse mês, o número residentes que viajaram em grupo cresceu 19 pontos percentuais em relação ao mesmo mês do ano transacto. A China Continental (71,9 por cento do total), o Japão (10,1 por cento) e Taiwan, China (5,4 por cento) foram as três principais preferências dos residentes de Macau. Nos primeiros nove meses do corrente ano, observou-se um aumento de 7,3 por cento no número de residentes (170.142) que viajaram para o exterior em excursão, relativamente ao idêntico período de 2007.
Por seu turno, os 40 mil residentes da RAEM que viajaram individualmente para o exterior, não em excursão, mas com recurso a serviços prestados pelas agências de viagem, representam um decréscimo de 42,9 por cento, face a Setembro de 2007. Os destinos preferidos desses indivíduos foram Hong Kong (44,6 por cento do total), a China Continental (23,9 por cento) e Taiwan, China (10,4 por cento). Contudo, ao olhar para os primeiros nove meses de 2008, verifica-se uma diminuição de 5,9 pontos percentuais, relativamente ao período homologo de 2007, no número de residentes que viajou desta forma para o exterior.

Menos hóspedes

No mesmo mês, os hotéis e estabelecimentos similares do território registaram 473.600 hóspedes, uma queda de 9,4 por cento face a Setembro do ano passado. Os principais mercados da indústria hoteleira de Macau foram a China Continental e Hong Kong, perfazendo, respectivamente, 41,7 e 25,5 pontos percentuais do total.
No mês em análise, a taxa de ocupação média dos estabelecimentos hoteleiros decresceu 4,7 pontos percentuais, por comparação com o período homólogo do ano precedente, atingindo 66,8 por cento. A taxa de ocupação média dos hotéis de 5 estrelas situou-se no primeiro lugar, com 69,5 pontos percentuais. Em termos de permanência dos hóspedes foi observada uma média de 1,5 noites, equivalendo a uma subida de 0,1 noites quando comparado com o mesmo mês de 2007. Nos primeiros nove meses deste ano, alojaram-se nos estabelecimentos hoteleiros 4.815.712 hóspedes, ou seja, mais 14,2 pontos percentuais em relação ao período homólogo de 2007. Nos primeiros nove meses de 2008, os hóspedes dos estabelecimentos hoteleiros representaram 43 por cento do total de turistas.

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com