11.17.2008

Companhia precisa de 1,5 mil milhões de dólares para retomar obras no COTAI

Las Vegas Sands dispensa 9 mil trabalhadores

Cerca de 9 mil dos 11 mil trabalhadores envolvidos na construção dos projectos que a Las Vegas Sands suspendeu no Cotai vão ser dispensados nos próximos dias. Ao despedimento escapam, para já, dois mil trabalhadores residentes que a LVS quer agora recolocar noutras funções. Uma prova, diz o presidente da companhia na Ásia, que "o compromisso que LVS tem com Macau a longo prazo é para se manter".

Rui Cid

Quando, na passada terça-feira, a empresa norte-americana Las Vegas Sands(LVS) anunciou a suspensão das obras dos chamados lotes 5 e 6 do Cotai, logo se percebeu que, por arrastamento, a medida iria significar despedimentos. Mas só ontem, durante uma conferência com o estado-maior da companhia na Ásia - Mark Brown, CEO do Venetian Macau, Stephen Weaver presidente da LVS para esta região do globo e Eric Chiu, responsável máximo pelo departamento de desenvolvimento para o mercado asiático - se ficou a conhecer a real dimensão do problema. Dos 11 mil trabalhadores envolvidos na construção dos projectos agora suspensos, 9 mil, todos recrutados no exterior, serão dispensados nos próximos dias. Ao despedimento escapam, para já, os 2 mil trabalhadores residentes que a empresa pretende agora recolocar noutras funções, uma forma, diz Stephen Weaver, "de mostrar que o compromisso que assumimos a longo prazo com Macau é para se manter".
"Seguindo as indicações do executivo da RAEM, demos prioridade à protecção dos trabalhadores locais. Estamos a fazer uma avaliação para percebermos onde poderão ser recolocados. Estamos sempre a precisar de fazer pequenas obras de manutenção, por exemplo, mas temos que ter consciência que estamos a falar de 2 mil pessoas. Mas posso garantir que até concluirmos a avaliação continuaremos a pagar tudo o que é devido a estes trabalhadores residentes", destacou o presidente da LVS na Ásia.
Contudo, quando os jornalistas quiseram saber se os despedimentos poderiam chegar a outros sectores da empresa, Weaver tentou ser mais cauteloso, mas nas entrelinhas foi deixando o aviso - se a situação não melhorar, mais despedimentos serão inevitáveis: "Nada foi decidido ainda. A nossa aposta passa por conseguirmos uma maior eficácia nas nossas operações. Temos 2,2 milhões de visitantes e isso requer muitos recursos, mas, no futuro, não podemos garantir que não irá haver mais despedimentos".
Empréstimo à banca

Tal como já tinha sido avançado na passada terça-feira, Stephen Weaver voltou ontem a confirmar que graves problemas de liquidez com que a empresa se tem debatido nos últimos tempos estiveram na origem da decisão em suspender as obras nos lotes 5 e 6 do Cotai. Problemas que, há cerca de um mês, obrigaram o próprio Sheldon Adelson a recorrer à sua fortuna pessoal para injectar cerca de 475 milhões de dólares na empresa que fundou, de modo a conseguir amortizar empréstimos contraídos nos Estados Unidos e, dessa forma, manter a LVS afastada de incumprimentos que a poderiam obrigar a entrar em bancarrota.
Recorde-se que a cotação da Las Vegas Sands no mercado de Nova Iorque tem vindo a cair nos últimos meses tendo encerrado a sessão de segunda-feira a valer apenas oito dólares depois de um máximo, nas últimas 52 semanas, de quase 123 dólares em Dezembro de 2007. O últimos resultados revelados pela empresa indicam perdas no terceiro trimestre do ano de 32,2 milhões de dólares ou nove cêntimos de dólar por acção.
Ontem, Stephen Weaver refutou a ideia de que a LVS precise de ser salva, "muito menos pelo governo da RAEM". O responsável máximo pela companhia revelou que já estão em curso negociações com vários bancos - americanos, asiáticos e europeus - de forma a que a empresa conseguia reunir entre 1,5 e 2 mil milhões de dólares, que considera serem necessários para que as obras nos projectos do Cotai possam ser retomadas.
"Estamos a trabalhar com um conjunto de bancos, que não posso ainda dizer quais são, para tentarmos resolver os nossos problemas de liquidez, e assim finalizarmos a primeira fase dos projectos que temos nos lotes 5 e 6. Se tivéssemos a perfeita noção de quanto tempo iríamos levar a conseguir o montante necessário, não teríamos optado pela suspensão", sublinhou o responsável máximo pela LVS no continente asiático.
Recorde-se que os lotes 5 e 6 são referentes a vários projectos incluídos no plano de expansão da empresa, dos quais se destacam os hotéis Shangri-La, Sheraton e St.Regis, uma situação que Weaver lamentou: "Preferíamos não ter de cancelar as obras" porque a empresa sempre afirmou acreditar que "um elevado número de quartos de hotel seria garantia de sucesso na RAEM".

Cotaijets é parte da solução

A suspensão dos projectos do Cotai, incluída num pacote de medidas que visam a contenção de custos por parte da Las Vegas Sands, levou alguns analistas a questionar a sustentabilidade do projecto Cotaijets cujos resultados financeiros não têm sido muito animadores. Ontem, quando questionado sobre a possibilidade de a companhia terminar com o serviço de ligações marítimas para HK, Stephen Weaver fez questão de sublinhar que a Cotaijets ao invés de ser um problema para a empresa, "faz parte da solução": "Os barcos são como os aviões, o investimento inicial demora algum tempo a ser rentabilizado. Sabemos que temos que ir com calma, teremos que ter mais barcos para podermos ter maior frequência de viagens e aí sim, poderemos aumentar o número de bilhetes vendidos".

Conflitos internos

Stephen Weaver aproveitou a presença dos jornalistas para comentar as notícias que dão conta de conflitos internos no seio da empresa. O presidente da LVS na Ásia afirmou que a criação de uma comissão executivo para resolver diferendos entre os administradores da operadora norte-americana "é normal quando há decisões importantes para serem tomadas" : "Se, por exemplo, vamos aumentar o capital, é normal que o Conselho de Administração queira ouvir todos os executivos. A criação da comissão visa apenas garantir que todas as decisões serão tomadas em prol dos accionistas".
Nos últimos dias, a LVS mostrou intenção em adiar, para 2010, a abertura do mega-projecto da LSV em de Singapura - denominado Marina Sands - prevista para o final de 2009. A alteração ao projecto inicial permitiria à companhia instalar mais 400 mesas de jogo, apara além das 600 inicialmente previstas. A LVS prevê ganhos, antes de impostos, taxas e amortizações e depreciações, de 1.260 milhões de dólares em 2012. Ontem, Stephen Weaver congratulou-se com a abertura que o governo da cidade-estado mostrou em relação a esta opção, sublinhando, no entanto, que não pode garantir que essa posição se mantenha.

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com