11.25.2008

Jornalista condenado na China

Ataques ao PCC dão cadeia

Um jornalista e escritor chinês foi condenado, na passada sexta-feira, a três anos de prisão por subversão da autoridade do Estado num julgamento que durou pouco mais de 30 minutos, anunciou o seu advogado de defesa.
Chen Daojun, 40 anos, que foi preso em 9 de Maio depois de participar numa manifestação contra a construção de um complexo petroquímico no sudoeste da China, foi sentenciado por um tribunal de Chengdu, capital da província de Sichuan, disse em Pequim o advogado Zhu Jiufu.
De acordo com o advogado, três artigos escritos por Chen Daojun foram apresentados como prova de que o jornalista atacou deliberadamente o Partido Comunista Chinês, mas a verdadeira razão da prisão e condenação terá sido a participação de Chen na manifestação.
Chen Daojun é também considerado por organizações de defesa dos direitos humanos como apoiante dos grupos tibetanos que protestaram contra o domínio chinês em Março.
Chen foi redactor de um jornal interno do Partido Comunista em Chengdu durante oito anos antes de passar a ocupar um lugar de edição no Diário de Sichuan.

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com