11.25.2008

Manifestantes pedem respeito pelos Direitos Humanos

Protesto contra artigo 23º junta 60 pessoas

Com partida marcada para o jardim triangular da Areia Preta e o Palácio do Governo como destino final, cerca de 60 pessoas juntaram-se ontem, ao início da tarde, para protestarem contra a regulamentação do artigo 23º da Lei Básica em Macau.
A manifestação, organizada pela Associação do Activismo para a Democracia, contou com a presença de várias caras conhecidas, da quais se destaca o deputado de HK, Leung Kwok-hung que desta vez não teve problemas para entrar na RAEM. O activista, mais conhecido por "Long hair" lamentou o facto de a Assembleia Legislativa se estar a preparar para legislar o artigo 23º, afirmando que isso irá fazer com que as pessoas da RAEM "sofram". Prevendo que depois de Macau, também a região vizinha não escapará à regulamentação da Lei de Defesa da Segurança do Estado, Kwok-hung pediu "mais respeito aos direitos humanos".
O protesto de ontem ficou marcado pela participação de vários jovens, estudantes dos ensinos secundário e superior. Em declarações à Rádio Macau, um destes jovens considerou que a liberdade de expressão fica posta em causa devido à regulamentação do artigo 23º: "O governo está a divulgar a legislação sobre o artigo 23 e sabemos o que querem. Mas nós não queremos que nos controlem, que controlem a nossa a liberdade de expressão."
Presença notada e esperada, o deputado Ng Kuok Cheong congratulou-se com a presença de um maior número de jovens por comparação a outras manifestações, um facto que o deputado atribuiu às redes sociais na Internet.
"Apesar de haver muitas vozes que apoiam o governo nos meios de comunicação dominantes, na internet muitas pessoas têm ideias diferentes, sendo, por isso, natural que haja mais jovens na manifestação", referiu.
Depois de ter tecido duras críticas ao executivo da RAEM, na passada sexta-feira, em entrevista ao PONTO FINAL, o jurista António Katchi não deixou de comparecer no protesto. Ontem, o professor de direito do Instituto Politécnico de Macau voltou a criticar a forma como estão definidos os actos preparatórios no Projecto de Lei que o executivo irá apresentar na AL.
Ao longo do percurso, o grupo que liderava o protesto empunhou cartazes com a imagem de Sun Iat Sen, o fundador da República Popular da China.

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com