11.10.2008

Crise económica já se faz sentir em Cantão

Desempregados abandonam cidade

Milhares de trabalhadores estão a deixar a cidade de Cantão, depois de perderem os seus empregos, segundo responsáveis do sistema ferroviário local, citados pela BBC.
O número de passageiros que deixam a cidade através da principal estação ferroviária aumentou para cerca de 150 mil, por dia, de acordo com as mesmas fontes.
Cantão é um dos maiores centros industriais da China, mas muitas empresas que exportavam os seus produtos estão a atravessar dificuldades económicas. Os sectores mais atingidos foram os que exportavam brinquedos, calçados e móveis.
As autoridades chinesas estão preocupadas que um aumento repentino no nível de desemprego possa causar instabilidade social. Já há relatos de manifestações e distúrbios nas províncias de Zhejiang e Guangdong.
Um aumento nas disputas laborais por causa de falências e demissões forçou esta semana a cidade de Shenzhen a divulgar uma comunicado, pedindo que departamentos do governo e empresas trabalhem juntos para reduzir as tensões.
Um analista da BBC, Shirong Chen, especialista em questões da China, afirmou que este êxodo pode causar um efeito dominó em regiões do centro do país.
A província de Sichuan, que foi atingida por um tremor de terra em Maio, tem 1,3 milhão de trabalhadores em Shenzhen.
A cidade de Chongqing, por exemplo, tinha 3 milhões de pessoas a trabalhar fora, que costumavam mandar para casa milhões de dólares todos os anos, uma fonte de renda que tem vindo a desaparecer.

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com