11.25.2008

Primeiro-ministro chinês visita delta do Yangtzé

Mais apoios para as empresas privadas

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, pediu às empresas nacionais que mantenham a sua confiança para enfrentara a crise financeira mundial, durante uma visita ao delta do Rio Yangtzé, uma zona fortemente industrializada mas dependente das exportações, refere a agência Xinhua.
A China está a tentar aumentar o consumo doméstico para compensar a queda na procura de produtos chineses por parte dos mercados externos, de que a sua economia é fortemente dependente.
A manutenção da confiança das empresas é uma "arma poderosa para lidar com os efeitos adversos da turbulência económica mundial e a instabilidade financeira", disse Wen, durante uma visita às instalações de grandes pelas empresas privadas locais.
"Deve ser dada grande importância às dificuldades e desafios enfrentados pelas empresas privadas e definidas mais políticas de apoio a elas para criar um ambiente seguro para seu desenvolvimento", disse ele.
Wen encorajou os envolvidos em negócios em Yiwu, um centro da indústria do vestuário, a concentrarem-se no mercado interno e também a fortalecer a sua posição no exterior.
O primeiro-ministro chinês apelou ainda às grandes empresas para que efectuem fusões ou se reestruturem, eliminando a capacidade produtiva excedentária e aumentando o investimento em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
A China já concedeu alguma ajuda a fabricas de vestuário em dificuldades, ao restabelecer alguns benefícios fiscais sobre exportações.
A visita do primeiro-ministro ao delta do Yangtsé ocorreu no momento em que Shandong, uma outra província costeira com empresas importantes, anunciou uma redução de quase 3 por cento nos indicadores de emprego, no fim de Setembro, disse ainda a Xinhua.

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com