11.02.2008

Editorial

Reflexão

Tal como os homens, também a Justiça erra. Por causa disso, existem os recursos e os tribunais de instância superior. Desta forma, permite-se que as decisões sejam reanalisadas e revistas, de maneira a que a aplicação da lei possa ser aperfeiçoada.
A decisão do Tribunal de Segunda Instância, que ontem reduziu substancialmente as penas aplicadas a cinco réus condenados em primeira instância, revelou uma interpretação distinta da que inicialmente tinha sido aplicada aos actos praticados.
Não deixa de surpreender, no entanto, a redução substancial de algumas penas, nomeadamente a diminuição de dezoito para cinco anos de prisão, no caso de um dos empresários envolvido nos actos de corrupção praticados pelo ex-secretário Ao Man Long.
Deixando o detalhe e a justificação formal destas decisões com os especialistas, parece evidente que a interpretação feita, pelo Tribunal Judicial de Base, quando da primeira sentença, não terá sido a mais correcta.
Corrigido este aspecto, fica a percepção de que o sistema funciona, minimamente, e dá bastantes garantias de que se faz Justiça. Mas nenhum sistema é perfeito e, acima de tudo, não se deve considerar perfeito. Quando isso acontece, há a tendência para se fechar a porta a sugestões ou ideias para que sejam introduzidos melhoramentos.
E em matéria de Justiça, Macau ainda tem reflexões importantes a fazer. Algumas dessas reflexões têm a ver com o que ontem se passou.

Paulo Reis

Followers

Blog Archive

About Me

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com